Plano de Saúde mental será obrigatório para empresas

A partir deste ano de 2025, as empresas no Brasil terão a obrigatoriedade de incluir a análise dos riscos psicossociais em suas estratégias de segurança e saúde ocupacional. Esses riscos estão ligados à forma como o trabalho é organizado e às relações entre os funcionários, abrangendo questões como sobrecarga de metas, jornadas exaustivas, assédio moral e a ausência de autonomia.

Essa alteração foi inserida na revisão da NR-1 (Norma Regulamentadora 1), que deverá ser implementada pelas empresas até 25 de maio. A partir dessa data, os empregadores serão responsáveis por identificar e gerenciar os riscos relacionados à saúde mental de seus colaboradores.

A mudança foi introduzida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em um momento em que a preocupação com a saúde mental no ambiente de trabalho tem ganhado cada vez mais destaque. Segundo o relatório mundial sobre saúde mental da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 15% dos trabalhadores adultos sofrem de transtornos mentais em algum momento de suas carreiras.

No Brasil, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) revelou que, em 2023, os quadros depressivos ocuparam uma das dez posições mais altas no ranking de doenças que resultaram em concessão de benefícios por incapacidade.

Aliada a essa demanda a Aptadh já direciona seus esforços nessa iniciativa e prepara o lançamento do seu Plano de Saúde Mental para o primeiro trimestre deste ano.

Nosso objetivo e tornar o cuidado e atenção a Saúde psicológica cada vez mais acessível, agora com apoio das instituições privadas empregadoras.

Nos acompanhe por aqui, em breve teremos a divulgação do programa.

 

Veja mais em: https://tribunaonline.com.br/economia/empresas-deverao-desenvolver-plano-de-saude-mental-para-funcionarios-227945?home=esp%C3%ADrito+santo

Compartilhe:

Outros Posts